quinta-feira, 8 de setembro de 2011

 A CONQUISTA DA NAÇÃO GERMÃNICA

A história de formação do Estado Alemão passou por várias etapas. Cerca de mil anos atrás surgiu o Sacro Império Romano Germânico.
No século XVII, a Alemanha estava dividida em cerca de trezentas unidades, separada por motivos religiosos, dinásticos ou políticos. Após a derrota de Napoleão, em 1815, o número de Estado alemão decresceu, formando a Confederação Germânica do Norte.
Em 1834, uma política econômica baseada na supressão de barreiras alfandegárias entre os estados alemães funcionou como preliminar ao processo da unificação.
A unificação da Alemanha foi projetada por Bismarck que pertencia a classe dos Junkers, nobreza detentora de vastas propriedades fundiárias, que atuava dentro de uma estrutura social neofeudal.
O projeto de Bismarck exigia que a Áustria perdesse sua posição hegemônica dentro da Confederação Germânica. Em 1864, Bismarck propôs uma aliança com Áustria contra a Dinamarca, destinada a anexar territórios de população predominantemente germânica. Dois anos mais tarde Bismarck aliou-se a Itália em Guerra contra a Áustria.
Essa guerra teve como conseqüência imediata a organização da Confederação Germânica do norte, sob a liderança da Prússia. A unificação alemã veio coma Guerra- Franco-Prussiana (1870). Os territórios alemães do sul aliaram-se a Prússia contribuindo para sua vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário